sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Adaptação

Antes de eu deixar meu país e vir me aventurar na Colômbia muitas pessoas me falavam que os primeiros dias seriam os piores e eu já sabia disso...mas quando tu chega em um lugar e te dá conta que tu não está em casa, tu acorda e não encontra teus pais, teu irmão em casa bate um desespero e tu começa a pensar que não vai ser capaz de encarar tudo aquilo, tu começa a evitar aquela cultura, a não gostar das coisas e mesmo sabendo que tudo isso iria acontecer é incrível pensar hoje que eu passei por toda essa fase. O melhor disso é porque eu achei que não fosse capaz de superar e como mais uma coisa eu superei.
Nos meus primeiros 3 4 dias eu não queria estar aqui, não por não ser um país legal, ou por não gostar daqui, mas sim porque haviam algumas coisas dentro de mim que precisavam ser esclarecidas e resolvidas.
Hoje faz 23 dias que eu to aqui e posso dizer que eu adoro esse país, as pessoas são maravilhosas comigo, me dão suporte toda a vez que eu preciso, eu cheguei a chorar de saudade de casa um dia e eles me acolheram muito bem, me fizeram sentir em casa...Eu to apaixonada pelas comidas daqui, pelas cidades que eu conheci, é claro...existem muitas coisas que não me agradam, mas o legal disso é que as coisas boas sempre superam e me fazem gostar cada vez mais do que eu to vivendo.
Muitas pessoas ainda me dizem 'Rê, se desliga mais do brasil, vive mais onde tu está' e eu tenho feito cada vez mais isso, só que eu descobri que sou extremamente ligada a minha família e não consigo ficar mais de um dia sem falar com eles, sem ter a certeza de que está tudo bem sem mim...não sei, são sentimentos tão bizarros e que mesmo já esperando por eles eu acabo fazendo e agindo como se não soubesse...ê coisa bizarra!!
Semana passada me convidaram para postular a um cargo de diretor aqui da AIESEC Manizales...eu admito que o coração bateu muito forte, a vontade de ter um cargo no exterior sempre me chamou muita atenção, é uma coisa que eu sempre quis. Eu ainda nao decidi o que fazer da minha vida, mas é bom saber que tenho muitas opções, algumas coisas perderam um pouco o valor para mim, mas em compensação outras ganharam um valor enorme durante esse quase um mês fora de casa.
Chega de ficar falando sobre o que se passa sentimentalmente comigo e vamos para o que tem acontecido aqui.

Essa semana começou a divulgação do processo seletivo e eu fui em várias salas falar um pouco sobre o brasil, sobre fazer intercambio e acredito que já temos bastante pessoas interessadas. Ontem tinha uma palestra sobre a @, é tão engraçado ter esse choque com a @ de outro lugar, porque tu entra na organização e passa a achar que o que o teu CL faz é o certo e que é assim em todos os lugares. Quando tu chega em outro lugar tu começa a ver que tantas coisas que tu tinha como 'regras' são diferentes aqui. Por exemplo para mim fazer um intercambio de desenvolvimento é um preço e fazer um de gestão é outro, e eu sempre achei que fosse assim em todo o mundo, aqui é um valor fixo para todos os tipos. Essa é apenas uma pequena coisa das várias diferenças que existem aqui ou em qualquer outro lugar.
De segunda a quinta começou de fato meu trabalho aqui, os meus horários sao bem folgados, por exemplo eu não trabalho sexta e nem segunda de manhã ;DD ou seja, posso viajar mais nos finais de semana. Mas não sei porque eu to sempre cansada aqui, ontem eu dormi em cima do computador com tudo ligado e pessoas falavam comigo no msn, skype, quando acordei estava com uma for nas costas terrível, só desliguei o pc e continuei dormindo.
Não sei se é porque eu acordo cedo, ou porque aqui tem menos oxigenio do que eu to acostumada que quando eu subo alguma subida eu fico sem ar, estou sempre querendo dormir, bom...enfim.
No colégio eu já tenho vários faixas, por exemplo tem um guri que é formado em biologia e algum técnico e então vai começar a fazer uma prática no colégio, tri gente fina, no início achei que ele tivesse me trovando, mas ele só tá querendo ser legal comigo mesmo.
Tem um outro senhor, muito simples, que é um dos pedreiros do colégio, é casado e tem filhas. Ele é muito querido, se esforça todo pra que eu entenda o espanhol dele, pediu meu celular pra me ligar já que moramos perto e ele e a família poder me levar conhecer a cidade.
Tem a Nicole também, uma americana que tem família aqui e vai ensinar ingles aos aluninhos. Ela é muito querida também, mas nunca quer fazer nada do que eu convido ela, deve ser o jeito dela ser mais reservada, eu respeito mas quero tirar ela de casa hehe.
Tem as secretárias e as cozinheiras também que eu to super faixa, fazem arepas com queijo pra mim sem me cobrar hehe, e todos sempre querem saber sobre o brasil. É engraçado que esses dias eu tava na aula e um dos alunos me perguntou de novo de onde eu era ai eu falei i'm Brazilian...aí ele disse aaaa cara não acredito, o que tu faz na colombia?? tudo em espanhol claro.
Tipo, eles amam o brasil e nós, brasileiros muitas vezes não valorizamos o país lindo e com pessoas maravilhosas que nós temos. Eu acabei gostando e tendo mais orgulho de ser brasileira desde que cheguei aqui não só pelas pessoas me fazerem ver o que eu tenho e sempre se interessarem pelo meu país, mas por realmente dar valor a o que a gente tem.
Eu também to super faixa de alguns professores, é engraçado ver que os mais simples são os que mais se interessam por mim e os que eu mais converso, mesmo muitas vezes não entendendo o que eles dizem. Os outros professores, mais arrumados e tal, também são muito queridos, mas eu não consigo ter a mesma proximidade que eu tenho com os outros, não sei porque.
Aí essa semana aconteceu uma coisa que me deixou muito de cara, terça feira eu tinha que fazer todo o planejamento do meu intercambio pra entregar pro Jose, eu passei toda a manhã fazendo e esqueci de enviar pra ele. Aí quinta feira ele veio todo arrogante pra cima de mim, falando como se eu não tivesse feito, que ele não podia saber que era verdade...que raiva eu quase disse pra ele que ele não tava lidando com os alunos dele, mas tudo bem...cheguei em casa e fui mandar tudo o que eu tinha feito. só que como eu tenho muita sorte eu não entendia a letra dele para digitar o email. Aí eu nao conseguia enviar, então hoje de manhã tive que ligar pro colégio e pedir o email correto dele...enfim, agora eu já mandei e pedi desculpa pela demora.

Bueno, hoje eu vou pra uma cidade aqui perto que as pessoas me convidaram para ir lá fazer festas e a bruna tá em cartagena. Quando eu voltar escrevo mais notícias minhas.

Beeeijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário