terça-feira, 27 de julho de 2010

Vida em outro país

A vida em outro país não é nenhum pouco fácil, mas isso todos já sabem. O que nem todo mundo sabe são os sentimentos, sensações que se passam com quem vive em um país diferente do seu. Seus impactos são muito maiores e tudo o que acontece é potencializado de uma forma inexplicável. Todos nós passamos por várias fases no seu intercâmbio. Eu infelizmente estou em uma fase um pouco depressiva, a qual eu ainda estou me adaptando, vendo muitas diferenças, não achando tudo muito lindo, fico de cara com várias coisas que acontece, mas como eu falei anteriormente no intercambio tudo é potencializado e assim como em um momento tu está muito mal em outro tu fica muito bem, é engraçado ver essas trocas de humor e de sentimentos repentinamente.
Quando eu cheguei aqui por várias vezes me passou na cabeça 'quero ir embora, o que eu to fazendo aqui? eu só posso ser louca para querer enfrentar um negócio desses' E hoje, uma semana depois eu já consigo falar com a minha família sem chorar, já consigo me virar na cidade sozinha, vou aonde eu quero sem precisar ter um guia do lado, consigo me comunicar com as pessoas, consigo fazer várias coisas sozinha e estou gostando muito do que eu to vivendo. É claro que tem certos momentos do meu dia que eu tenho vontade de pegar um voo pro brasil e esquecer tudo isso. Mas eu acredito que se eu fizer isso eu jamais vou me perdoar, jamais vou admitir ter sido tão fraca e não ter conseguido enfrentar os meus próprios medos.
Eu estou tendo muita sorte com as pessoas que eu convivo, não sei se é porque aqui todos são assim, mas as famílias que eu conheço são muito receptivas, realmente te abraçam e te inserem na família normalmente.
Minha vida tem sido muito diferente do que era e do que eu imaginei que fosse ser.
Uma vez alguém me disse que o intercâmbio servia para auto conhecimento e posso afirmar que em pouquíssimo tempo isso evolui muito dentro de ti. Coisas que tu queria fazer perdem o sentido, coisas que tu nunca pensou na vida passam a ter valor e é muito legal ver que os valores que os teus pais te deram permanecem por mais distante que tu esteja deles.
As vezes eu penso que eu estou exagerando em ter um choque tão grande, que fique claro que o meu choque não foi cultural, foi um choque com a realidade, perceber que eu realmente estava no intercâmbio e já não tinha mais minha vida de sempre, as pessoas que eram meu porto seguro não estavam mais ao meu lado e eu teria que me virar sozinha. Isso é o que tem me abalado, apesar de que eu estou conseguindo superar e mostrar para mim mesma que eu sou capaz de muitas coisas que eu acreditava não ser.

A verdade é que eu to aprendendo a valorizar tudo o que eu tinha, é foda ver que é preciso sofrer para aprender, é preciso não ter mais para dar valor. Eu juro que tem me feito uma falta gigante aquela vidinha de sempre.
O que eu quero dizer com isso tudo é que eu sabia que não seria fácil, alias...para mim o mais difícil e complexo sempre me pareceu melhor, por mais que eu sofra eu me desenvolvo a cada dia. Vejo um crescimento enorme dentro de mim, tem momentos em que eu não consigo controlar minhas emoções, mas já estou aprendendo a conviver com elas e tirar o melhor disso.
Eu sei que tudo tem seu lado bom e por mais que eu me foda, e é impressionante como acontece merda aqui, tudo dá certo. Sério, eu quase fui barrada na imigração e no fim deu tudo certo e eu estou aqui, me acostumando a viver uma vida que não é minha, mas que eu to achando meu lugar nela.

Um comentário:

  1. Oi Regina!

    Li teus posts agora e foi como se eu tivesse vendo tudo que está acontecendo por ai...ehehe
    Muito legal saber da tua experiência, do teu contato com o novo e até dos teus sentimentos de "vazio". Sabe pq? Pq intercâmbio é como uma novela, em que o início e meio pode ser meio conturbado, mas o final sempre é emocionante, sempre acaba bem. A diferença é que o casamento (matched) aconteceu no início da novela...hehe
    Regina! Curta bem esse momento e saiba que aqui na @SM torcendo por você! Bjsss!

    ResponderExcluir